Presidente do TJ diz que registro de TCOs por militares compensará falta de delegados no interior do PI - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

14 de nov. de 2018

Presidente do TJ diz que registro de TCOs por militares compensará falta de delegados no interior do PI

Desembargador Erivan Lopes. — Foto: Andrê Nascimento/ G1 PIO presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Erivan Lopes, disse que a determinação de que policiais militares registrem Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) vai reduzir os prejuízos principalmente à população do interior do Piauí, onde há pouca presença da polícia civil.
Nessa terça-feira (13), o desembargador decidiu a favor da recomendação do Ministério Público, que pedia que policiais militares fizessem o registro de crimes de menor potencial ofensivo. Agora, os PMs estão autorizados a fazer a lavratura deste tipo de ocorrência.
“Lavrar TCO não é investigar, é um mero registro, como um boletim de ocorrência. Isso não vai interferir na competência privativa da polícia judiciária. E é melhor porque a polícia civil não está em todos os municípios. Há uma superconcentração de delegados no entorno da capital, mas não atende todo o território piauiense”, declarou o presidente.
O Sindicato dos Delegados do Piauí já informou que vai recorrer da decisão. No entendimento da categoria, a mudança irá precarizar a segurança pública e causa conflito de competências previstas na Constituição Federal.
O comandante da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho, informou ao G1 que ainda não há prazo para o início dos registros, já que os policiais receberão treinamentos antes.
“Traremos profissionais de fora, onde já há essa experiência, para que quando os policiais fizerem, estejam seguros e capacitados, sem causar prejuízos à sociedade. Todo e qualquer policial em patrulhamento na rua poderá fazer o TCO de uma ocorrência simples”, explicou.
*Lorena Linhares, estagiária sob supervisão de Maria Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário