Piauí tem pior taxa de subutilização da força de trabalho do Brasil no trimestre - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

17 de ago. de 2018

Piauí tem pior taxa de subutilização da força de trabalho do Brasil no trimestre

Com 40,6%, o estado do Piauí obteve a pior taxa de subutilização da força de trabalho no país no segundo trimestre do ano, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada na quinta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em segundo lugar ficou o Maranhão (39,7%), seguido da Bahia (39,7%).Piauí teve maior taxa de subti (Foto: Fernando Brito/G1)
Essa taxa é formada por três grupos: desocupados, subocupados e força de trabalho potencial. Os subocupados são pessoas que trabalham menos que 40 horas por semana e gostariam de trabalhar mais. A força de trabalho potencial é formada por pessoas que gostariam de trabalhar mas não procuram ou procuraram e não acharam emprego nos últimos 30 dias.A pesquisa não dá detalhes das causas da desocupação, que vão desde motivos de saúde até casos de mulheres que cuidam de casa e não trabalham fora. A PNAD mostrou que, em todo o país, mulheres têm menor nível de ocupação que os homens e que a desocupação para pretos e pardos é maior que a taxa nacional, que é, atualmente de 7,6 milhões de pessoas.
O Brasil possui uma taxa de 24,6% de subutilização da força de trabalho no segundo trimeste de 2018, o que representa 27,6 milhões de pessoas. O resultado ficou estável comparado ao primeiro trimeste de 2018, que foi 24,7%.
As menores taxas de subutilização da força de trabalho foram registradas em Santa Catarina (10,9%) e no Rio Grande do Sul (15,2%

Nenhum comentário:

Postar um comentário