Medicamento vital para bebês prematuros está em falta na Evangelina Rosa - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

13 de jul. de 2018

Medicamento vital para bebês prematuros está em falta na Evangelina Rosa


 Imprimir
Um medicamento essencial para ajudar a salva a vida de bebês, principalmente prematuros, está em falta na Maternidade dona Evangelina Rosa há quase um mês. O Cidadeverde.com apurou que a falto do remédio pode ter causado a morte de recéns-nascidos. 
De acordo com a denúncia recebida pela reportagem, o medicamento é vital porque ajuda a "amadurecer os pulmões" nos casos em que o bebê é muito prematuro que têm o órgão ainda em desenvolvimento. 
"Tem bebê morrendo todo dia. São vários dias sem surfactante que é básico. Remédio que faz no pulmão dos prematuros para amadurecer. É vital", diz um funcionário da Maternidade que não quer se identificar.
O servidor reclama ainda que a máquina de fazer Raios X  quebra constantemente. "Ontem mesmo raio x quebrou, consertaram e quebra de novo. Os exames laboratoriais atrasam sempre, sem falar que às vezes nem tem. Isso é básico", lamenta. 
Ele ainda desabafa: "é difícil trabalhar assim, é muito descaso. Tenho certeza que somos a única maternidade de alto risco do país que não tem surfactante, que é padrão ouro para recém-nascido". 
Esta é mais uma de uma série de denúncias que a maternidade tem sofrido nos últimos meses. O Conselho Regional de Medicina (CRM) ameaçou fazer uma intervenção ética caso não fossem providenciadas mudanças no local. A Secretaria Estadual de Saúde anunciou recorsos no valor de R$ 500 mil para ações emergenciais na unidade. Uma nova vistoria deve ser feita no próximo dia 18. 
Em relação a situação da Maternidade Evangelina Rosa, os Ministérios Públicos Estadual e Federal estão finalizando uma Ação Civil Pública a ser impetrada conjuntamente, que está em análise na Procuradoria da República no Piauí. 
Versão da maternidade
Em nota, a Maternidade dona Evangelina Rosa confirmou a falta pontual do medicamento e disse que isso acontece pela falta no único fornecedor existente em Teresina e por causa de um problema "burocrático" no processo de compra. Mas, que uma reunião nesta tarde deve resolver o problema em 48 horas. 
Sobre o aparelho de Raio X, informaram que a máquina está sendo consertada e que uma nova foi providenciada. 
A nota ressalta ainda que é "prematuro afirmar" que os óbitos de bebê tenha ocorrido por causa do medicamento e que todas as mortes são investigadas. 
Nota da MADER
Sobre a denúncia de falta do surfactante pulmonar (mistura lipoproteica com propriedades tensoativas produzido pelos pneumócitos tipo II) a Maternidade dona Evangelina Rosa ( Mder) reconhece que a  falta do produto ocorre pontualmente, mas ressalta que o mesmo está em falta no estoque com único distribuidor existente em Teresina. Além disso, houve um atraso no processo de compra por questões burocráticas com a empresa. A expectativa é que, após uma reunião com o representante, que ocorre na tarde desta quinta (12), a disponibilização por parte do fornecedor deve ocorrer em até 48h, pois é enviando via aérea de outro Estado.
Sobre eventual problema com a máquina de Raio X, a mesma está sendo reparada durante esta manhã. E a compra de um novo aparelho também já foi providenciada.
É importante frisar, no entanto, que é prematuro afirmar que qualquer óbito que bebê que venha a ocorrer seja em função da falta desse medicamento, e que a Instituição possui um Comitê específico para investigar causas de todas as mortes que ocorrem.


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário