Apicultores de Simplício Mendes esperam colher 400 toneladas de mel - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

1 de mar. de 2015

Apicultores de Simplício Mendes esperam colher 400 toneladas de mel

Os produtores de mel na região de Simplício Mendes, na região Sul do Piauí, estão animados com período chuvoso e acreditam que terão uma boa safra em 2015. Eles estimam que vão produzir cerca de 400  toneladas de mel, será a maior colheita dos últimos quatro anos. Todo o produto será exportado para os Estados Unidos.
Com esta produção, o Piauí torna-se o terceiro maior produtor do Brasil e o estado poderia está melhor no ranking senão fosse os atravessadores. Elísio Barbosa , presidente da Cooperativa Mista dos Apicultores (Comap), afirma nem toda produção de mel que sai do Piauí é vendida como produção local.
"Só vamos mudar esta realidade quando os apicultores se conscientizarem dar importante de trabalhamos juntos através de cooperativa. Assim, a produção saíra em nome da instituição e logo a exportação saíra no nome do Piauí e não de  outro estado", disse o presidente.  
O Piauí ganharia bem mais se o mel levado pelos atravessadores fosse distribuído pela cooperativa em Simplício Mendes. O local foi inspecionado recentemente pela empresa norte-americana que compra o produto. Foi atestada a qualidade de primeiro mundo para o mel que passava por vários testes até fica pronto para a exportação.
O coordenador de produção da Comap, Fábio Gomes, explica que mel que sai da cooperativa é de qualidade e nunca teve problema no mercado. Na Zona rural de Bela Vista do Piauí, localizada na vregião de Simplício Mendes, quem tirava o sustento através da lavoura  mudou de vida por conta da apicultura. 
Wilson Reis é apicultor e lembra-se do tempo que trabalhava na lavoura. "Como o inverno era fraco, nós passamos por muitas dificuldades e por isso mudamos para a apicultura. Mesmo assim ainda sofremos com a falta de chuva, contudo dar para sustentar à família", contou.Mil pessoas se dedicam a criação de abelhas do tipo europeia, também conhecida como  italiana, quando a florada é boa cada colmeia  pode produzir até 100 quilos de mel em um ano.

Resultado de imagem para FOTOS DE MEL DE ABELHA
Resultado de imagem para FOTOS DE MEL DE ABELHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário